top of page

Reavivando a missão


Em duas agradáveis horas de encontro com D. Nelson Francelino Ferreira, bispo da Diocese de Valença, a Pastoral do Povo de Rua esteve reunida no salão da Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes, dia 17/07, para ouvir seu pastor. Estava também presente Pe. Edilson Medeiros de Barros, pároco da Catedral de Nossa senhora da Glória e presidente da Casa de Acolhida.


Foi uma tarde de muita espiritualidade, onde D. Nelson nos levou a refletir sobre o trabalho realizado pela Pastoral do Povo de Rua, o qual nos coloca no cerne do Evangelho.

“Eu tive fome e me destes de comer;.. estava nu e me vestistes...” Mt25,35

E assim nos falava D. Nelson: “ E é nessa esteira que a Igreja tem que percorrer. A caridade é a melhor forma de seguir a Cristo. É o amor em ação. O amor a Deus no irmão sofredor pois vemos nele o rosto de Deus. Assim nossa espiritualidade nos diferencia de outras: é o amor desinteressado que se faz ao Deus amor, presente no irmão." Além do trabalho Pastoral já realizado, D. Nelson abordou a necessidade de um trabalho no sentido político-social a fim de se construir políticas públicas para que as pessoas em situação de rua tenham sua cidadania resgatada. Ir ao encontro dos representantes do Poder Legislativo para que a construção dessas políticas chegue à vida destas pessoas. A vice-presidente Marilia Gouvêa dos Reis, expôs os projetos que a Casa vem articulando e a busca pela construção desse diálogo com o poder público e a sociedade. Um desafio muito grande, uma caminhada a ser feita e que exige todo um processo sócio-educativo junto aos assistidos. D. Nelson nos exortou para que nosso trabalho seja incansável, feito com doçura, despertando em nossos irmãos que estão em situação de rua o seu valor, a sua grandeza na Igreja e no coração de Deus. O nosso agradecimento a todos os presentes. Prossigamos juntos em missão sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida!

18 visualizações
bottom of page