Com a câmera fotográfica nas mãos e um sorriso no rosto, Carlos estava animado e prestando atenção em cada lugar para iniciar suas fotos.
Ele é um dos atendidos pela Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes que participa da oficina fotográfica que vem sendo conduzida por Marilia Gouvêa dos Reis.
Neste primeiro momento três assistidos foram convidados a fotografar algo que lhes chamasse a atenção nos espaços percorridos da Praça XV de Novembro, captando além de imagens, sentimentos refletidos em momentos de observação e interiorização. Com o desenrolar da oficina outros lugares de Valença serão percorridos e o resultado final contará com uma exposição das fotos.
A confiança de que são capazes aumenta à medida que vêm o resultado de seus trabalhos e desta forma uma maior vontade de participar das atividades propostas. Outros assistidos já solicitam a participação no projeto.
A fotografia permite resgatar a própria imagem e a autoestima destas pessoas, abrindo o olhar para uma nova visão de mundo. Este é o objetivo do projeto LIBERDADE DE OLHAR, promovido na Casa de Acolhida Regina Lúcia Fonseca de Gomes.
Podemos acrescentar ainda as intenções de proporcionar momentos de beleza e alegria ao cotidiano destas pessoas, favorecer a manifestação de seus sentimentos e a de deixar a condição de invisibilidade se percebendo como cidadãos. Para nós, esta pequena contribuição de nossa parte, possibilita um grande aprendizado.
Os nossos agradecimentos à Paula Ramos que nos doou esta câmera possibilitando a visibilidade do potencial criativo desta população.